Sacrifício de Jesus

 Para compreendermos porque Jesus precisou se sacrificar por nós, precisamos ter em mente os significados para a palavra sacrifício. Em português, temos 2 significados :

s.m. Oferta a divindade

Fig. Renúncia voluntária ou forçada a algo que se possui.

 Ao contrário do que se pensa o sacrifício de Jesus não se resume a morte na cruz. O sacrifício de Jesus iniciou quando Ele sendo Deus, se esvaziou de si mesmo, se fez homem e veio habitar entre nós, renunciando voluntariamente a Sua glória nos céus.

 Podemos compreender melhor a renúncia de Jesus como sacrifício, quando entendemos que Deus sendo santo e não se agradando do pecado, desceu dos céus , lugar onde não existe pecado, para viver entre os pecadores.

Deus revela Jesus como sacrifício perfeito por nossos pecados bem no início de seu ministério, quando João vendo Jesus, afirma: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". Os que ouviram a frase “o Cordeiro de Deus” sabiam que isso se referia ao sacrifício, especialmente quando em conjunto com a frase “que tira o pecado do mundo”.

 Na época que Jesus viveu, era com o sacrifício de um animal perfeito que se expiava os pecados, como podemos ler em  Levítico 17:11  “Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida”.

É importante lembrar que só existe sacrifício, quando se há oferta de algo ou alguém. Sacrifícios são feitos com um propósito e só podem ser concluídos quando é feito a entrega.  A vida de Jesus aqui na terra foi o perfeito sacrifício por nós. Ele ofertou sua própria vida, se entregando na cruz por nós. E com Seu sangue expiou os nossos pecados e nos justificou e fomos reconciliados com Deus .

Hoje celebramos a morte e ressurreição de Jesus através da festa da “páscoa”, do hebraico “Pessach, significando “passagem”.  De onde podemos concluir que Jesus é a passagem da condenação dos pecados para a vida eterna na presença de Deus, o nosso Pai Celestial.