Por ser livre....

06-10-2011 10:00

 A todo o momento vejo as pessoas resistindo à idéia de se comprometerem com alguma coisa, e tudo porque querem “ser livres”.

É bem verdade que, não é fácil assumir um compromisso, sem que este, exija de nós investimento de tempo, recursos ou energia.

Mas é bem verdade também que, no geral, os compromissos nos orientam em nossos planejamentos diários, de maneira que se torne possível cumpri-los de forma satisfatória. Do contrário também acontece. A ausência de compromissos desencadeia dentro de nós a falta de planejamentos, propósitos e conquistas.

Quem nunca ouviu “eu faço o que eu quiser, na hora em que eu bem entender!” ou “não tô nem ligando para o que vão dizer”? Todos nós conhecemos essas frases, porque este é o conceito de liberdade pregado por aí afora.

Acontece que a verdadeira liberdade não está em fazer o que quiser na hora que quiser. E sim na capacidade de fazer escolhas que honrem a Deus e que estejam de acordo com os princípios de Seu evangelho.

Certa vez ouvi alguém dizer “Quem não tem para onde ir, qualquer lugar serve”. Vivemos tão ocupados em alcançar um falso sentimento de auto-suficiência que mal percebemos que uma vida sem comprometimentos se torna uma vida sem propósitos, e, logo, sem conquistas.

É fácil perceber o quanto um falso sentimento de liberdade pode prejudicar nossas vidas, quando observamos a vida das pessoas que frequentemente, tomam para si estes falsos conceitos. Curiosamente estas pessoas não constroem relacionamentos estáveis e duradouros, não constituem família, não conseguem estar fixos em um trabalho e suas vidas passam sem grandes conquistas.

Tudo isso, porque não é possível construir alguma coisa sem que haja comprometimento. E, bom, também não é difícil perceber que nós só conseguimos nos comprometer com algo que está em nosso coração.

Esta é a questão. Onde colocamos o nosso coração? A bíblia nos diz em Mateus 6:21 “Onde está o teu tesouro, lá também está o teu coração”. A humanidade reconhece isto há séculos! William Shakespeare, entre 1599 e 1601 escreveu em Hamlet, uma de suas peças mais famosas, o seguinte: “Ao vosso próprio eu sejais fiéis”.

E eu quero dizer agora: Seja fiel ao novo eu que Jesus te ofereceu quando se entregou na cruz e alcançarás a liberdade de verdade.

Como seres humanos, somos capazes de superar grandes obstáculos em nome daquilo que está em nosso coração.

A Palavra de Deus nos diz que quando confessamos Jesus como nosso único Salvador, nós nos tornamos uma nova criatura, criada para servir aos propósitos de Deus. O coração que era escravo do pecado, morre com Cristo e ressuscita dentro de nós um coração restaurado.

Agora somos livres em Jesus. Livres da culpa do pecado, livres de uma vida infeliz - longe da presença do criador. E, principalmente, livres de uma vida sem propósitos que não nos levaria a nenhuma posição de felicidade e prosperidade.

Eu quero terminar dizendo, em nome de Jesus, que liberdade não é fazer tudo do “seu jeito”, mas é ter Jesus no coração. E que ser livre, significa que podemos nos disciplinar para obedecer as Escrituras sabendo que ela nos conduzirá a um caminho de paz e de grande realização na vida.

Seja livre se comprometendo com Jesus Cristo, ponha seu coração nas coisas celestiais e você descobrirá que o Espírito Santo de Deus te dará mais paz, mas alegria e mais força interior do que você jamais imaginou ter.

Pois “Onde há o Espírito do Senhor, aí há liberdade” (2 Coríntios 3:17)

 Mirtes de Holanda